Transfusão de concentrado de hemácias
O concentrado de hemácias é obtido e separado do sangue total doado, após centrifugação. Tem validade entre 35 a 42 dias, dependendo do anticoagulante utilizado. Cada unidade tem em torno de 300ml e a transfusão é realizada após os testes de compatibilidade entre o doador e o paciente. É utilizado quando há necessidade de melhorar a oxigenação dos órgãos, quando o nível de hemoglobina no sangue encontra-se baixo.
Transfusão de concentrado de plaquetas
Pode ser de uso profilático para evitar sangramentos, quando a contagem de plaquetas estiver abaixo de um nível crítico ou, uso terapêutico, quando o paciente apresenta sangramentos devido à contagem baixa de plaquetas.
– Plaquetas randômicas: São obtidas à partir de uma unidade de sangue total, com volume aproximado de 50 ml e têm validade de 5 dias.
– Plaquetas obtidas por aférese: São coletadas de um doador único, através de procedimento especial chamado plaquetaférese, com duração de cerca de 3 horas. Sua concentração de plaquetas equivale a oito unidades de plaquetas randômicas e também tem duração de 5 dias.
Transfusão de plasma fresco congelado
É obtido através da separação de uma unidade de sangue total por centrifugação e, a seguir, imediatamente congelado. Tem validade de 12 meses. Contém todos os fatores da coagulação e é indicado para pacientes com sangramento devido à deficiência desses fatores, ou nos casos de pacientes com deficiência congênita de fatores, para os quais não haja, ainda, concentrados específicos obtidos industrialmente.
Transfusão de crioprecipitado
É a fração do plasma insolúvel, quando o plasma fresco congelado é descongelado lentamente e, após o descongelamento, submetido ao processo de centrifugação. Contém os fatores da coagulação VIII, fibrinogênio, fator de Von Willebrand(FvW) e fibronectina. Cada unidade tem em torno de 20 ml. Está indicado para repor fibrinogênio em pacientes com déficit congênito ou adquirido, nos casos de sangramentos, e na deficiência do fator XIII, deficiência de fator de Von Willebrand , apenas quando não se dispuser de concentrados específicos obtidos industrialmente.
Transfusão de hemocomponentes leucorreduzidos
É um processo pelo qual é reduzido o número de leucócitos de um componente sanguíneo celular (glóbulos vermelhos e plaquetas) através da utilização de filtros para leucócitos, durante a coleta, logo após a doação do sangue, ou no momento da transfusão. Está indicado no caso de reação transfusional febril, associada a transfusão de concentrado de hemácias e plaquetas, uso profilático para reação transfusional em pacientes que serão politransfundidos e em pacientes imunossuprimidos.
Transfusão de hemocomponentes lavados
Podem ser lavados com salina estéril, utilizando-se para tanto, máquinas especialmente destinadas para esse fim. Os concentrados ficam suspensos em salina. Esse procedimento remove quase todo o plasma, reduz a concentração de leucócitos e remove plaquetas e restos celulares. Está indicado no caso de reação alérgica ao plasma, classificada em moderada à grave.
Transfusão de hemocomponentes irradiados
A transfusão de concentrado de hemácias irradiadas ou de concentrado de plaquetas irradiadas é realizada para prevenir a doença do enxerto versus hospedeiro transfusional, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores susceptíveis. Para que ocorra a destruição dos linfócitos presentes nos hemocomponentes, estes devem ser submetidos à irradiação gama na dose de 2500cGy (25Gy).
Transfusão de granulócitos
Consiste na administração de granulócitos coletados de doadores em pacientes com neutropenia acentuada por não produção medular e com previsão de recuperação medular, na vigência de infecção não responsiva a tratamento específico. É um procedimento de eficácia clínica questionável.
Transfusão de células tronco (stem cell) – transplante de células tronco
Obtidas da medula óssea ou do sangue de cordão umbilical, são utilizadas para transplante. Podem ser autóloga (colhido do próprio paciente) ou alogênico (colhido de doadores específicos e compatíveis).