Temos como atividade principal o atendimento transfusional dos pacientes que necessitam de transfusão de sangue e de seus componentes, como concentrado de hemácias, plasma fresco, crioprecipitado e concentrado de plaquetas.
Nosso laboratório de imunohematologia realiza os principais testes pré-transfusionais, entre eles : Classificação sanguínea, Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI), Prova de compatibilidade, Painel de identificação de Anticorpos, Teste de Autocontrole, Teste de Antiglobulina Humana Direto (TAD), Eluição, Adsorção e Fenotipagem eritrocitária .
Realizamos também outros procedimentos hemoterápicos, tais como:
. Aféreses Terapêuticas
. Sangrias Terapêuticas
. Autotransfusão Pré-operatória (Pré-depósito e Hemodiluição normovolêmica) e Per-operatória ( “cell saver”)
. Coleta de Stem Cell (Células Tronco)
Quando não houver indicação de internação hospitalar do paciente, a transfusão de sangue solicitada pelo médico poderá ser realizada em nosso ambulatório, em casos específicos, poderá ser realizada também em domicílio.
Nosso atendimento ambulatorial é realizado com hora marcada, de segunda a sexta de 08h às 19h e sábado de 08h às 12h. O consultório situa-se na Rua Conde de Irajá, 177, conjugado ao nosso posto de Coleta.
Para ter acesso a ampla relação de convênios que atendemos clique aqui.
Realizamos atendimento domiciliar em pacientes impossibilitados de se locomover. Para maiores informações sobre os bairros atendidos entre em contato com nossa Equipe Médica pelo telefone 25377440 ( Ramal 228).
Dispomos de Agências Transfusionais dentro de grandes Hospitais na cidade do RJ, com equipe médica e de enfermagem. Para proporcionar ao paciente toda assistência necessária, as agências dispõem de uma estrutura física completa para atender todas as etapas do processo transfusional.
A transfusão de sangue e hemocomponentes consiste em um procedimento que se inicia na doação de sangue e finaliza com o acompanhamento do paciente durante e após o procedimento transfusional. Para garantir o máximo de segurança ao paciente, esse processo é executado obedecendo rigorosamente às normas editadas pelas autoridades sanitárias brasileiras (ANVISA). É importante enfatizar que o sangue humano, conforme a Legislação Brasileira determina, não pode ser comercializado. O que é permitido é a cobrança dos materiais, exames realizados e o procedimento transfusional, segundo a Lei 10.205, de 21 de março de 2001 (D.O. de 22/03/2001, Seção 1.