ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seus pacientes poderão ser encaminhados ao nosso atendimento ambulatorial para transfusões de hemocomponentes, sangrias terapêuticas,  auto-transfusão pré depósito, pesquisas de anticorpos irregulares (estudo imunohematológico) em gestantes e reservas cirúrgicas de hemocomponentes.

Para tal será necessário o agendamento telefônico prévio e o encaminhamento do paciente através de pedido médico com indicação clínica, assinado e carimbado. Em alguns casos, por exigência de alguns convênios, serão solicitados exames pertinentes ao procedimento solicitado.

Utilizando nosso pedido médico padronizado, o doutor agiliza o atendimento do seu paciente. Para download do arquivo clique aqui.

Pacientes com quadros clínicos especiais deverão ser sinalizados pelo médico assistente, via receituário ou por contato telefônico inclusive sobre utilização de medicamentos emergenciais que deverão ser especificados com suas doses.

Nosso corpo clínico avaliará a  possibilidade da realização do procedimento a nível ambulatorial sem risco para o paciente.

Dispomos de 6 salas com macas, poltronas e com acesso a cadeirante.

Eventualmente os agendamentos poderão ser adiados em virtude da  indisponibilidade de hemocomponentes compatíveis com o paciente no momento e o médico assistente poderá ser contactado .

É muito importante a conscientização dos familiares sobre a necessidade do envio de doadores de sangue para o atendimento dos pacientes. Fale sobre isso com seu paciente: sua orientação é primordial, pois o estoque de sangue e hemocomponentes para o atendimento depende exclusivamente da doação.

ATENDIMENTO CLÍNICO E HOSPITALAR

Os pacientes clínicos, cirúrgicos, internados para tratamento, ou em caráter emergencial, serão atendidos quando houver solicitação através de contato telefônico da Instituição que os assistem.

Deverá haver, além da prescrição em prontuário, um pedido médico com indicação clínica especificando o tipo e quantidade de hemocomponente solicitado e se está indicado o uso de filtro de leucócitos, irradiação ou lavagem de componentes e qual a sua indicação.

Para os procedimentos eletivos que precisem de reserva cirúrgica, solicitamos aos doutores cirurgiões, que encaminhem seus pacientes para coleta de amostra, eles deverão ser orientados a procurar o serviço de medicina transfusional do hospital onde será realizada a cirurgia.

Contamos com o apoio de todos os médicos na conscientização dos familiares sobre a necessidade do envio de voluntários à doação de sangue ao nossos postos de coleta, fortalecendo a orientação repassada por nossos profissionais e contribuindo para manutenção da reserva de sangue necessária para atender a todas solicitações de hemocomponentes.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Realizamos todos os procedimentos em Hemoterapia, incluindo:
– Hemocomponentes fracionados, irradiados, fenotipados e deleucotizados
– Autotransfusão pré-operatória, com programas de pré-depósito para uma ou mais unidades e hemodiluição normovolênica per-operatória
– Aférese terapêutica e não terapêutica, com uso de máquinas processadoras Haemonetics( MCS+) e Cobe (Spectra, Trima e Optia)
– Recuperação de sangue intra-operatório com o uso de máquinas tipo cell saver Haemonetics (Cell Saver 5) e Fresenius (CATS Plus)
– Coleta de células progenitoras hematopoiéticas (stem cell) de sangue periférico para transplante
– Processamento e criopreservação de células progenitoras hematopoiéticas (stem cell) em transplante de fígado e renal
– Tromboelastograma: consultoria médica
– Consultoria hemoterápica : discussão clínica em conjunto com equipe médica Além dos testes sorológicos para pesquisa de anticorpos contra as doenças transmissíveis por transfusão, o sangue doado no HA é submetido a exames de biologia molecular NAT (Nucleic Acid Test) por PCR qualitativo para a pesquisa direta dos vírus da AIDS (HIV), hepatite B (HBV) e hepatite C (HVC), garantindo maior segurança transfusional. Realizamos coleta diária por aférese de 20 unidades de plaquetas e 20 unidades de hemácias duplas, caso haja necessidade de expansão de atendimento.

ARTIGOS E NOTÍCIAS
CONGRESSOS E EVENTOS CIENTÍFICOS
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS E INDICAÇÕES

A solicitação dos hemocomponentes, irradiados, deleucotizados e lavados devem ser justificados com a indicação para a realização dos procedimentos especiais. Para mais informações clique aqui.