A doação vai fazer com que eu engorde ou emagreça?

A quantidade de sangue retirado não interfere em seu peso..

Diabético pode doar sangue?

Aquele que chamamos de insulino- dependente porque necessita de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade, não pode. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em consequência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.Os diabéticos que não necessitam de insulina, controlados com medicação oral, podem..

Doar vicia? Pode provocar coceira ou alergia?

Doar sangue não vicia, não dá coceira nem alergia.

É seguro doar sangue?

Doar sangue é totalmente seguro. Todo o material utilizado (lanceta, agulha e bolsa de coleta) é estéril e descartável. O pessoal que realiza a coleta é treinado para utilizar técnicas que garantem a segurança em ambiente confortável e agradável.
Existe assistência médica especializada durante todo o processo de doação e após o mesmo.

Existe algum outro tipo de doação, além da “tradicional’?

Sim, esse “tipo” de doação chama- se Aférese. Esse processo remove um componente específico do sangue, por exemplo, plaquetas e retorna os componentes restantes, como glóbulos vermelhos e plasma, para o doador durante o mesmo procedimento. A aférese permite que mais de um componente do sangue possa ser coletado separadamente. É usada para coletar além de plaquetas, Plasma, Granulócitos e Células Tronco para transplante de medula óssea.
A doação por aférese demora um pouco mais de tempo: aproximadamente 2 horas.

Menores de 18 anos podem doar?

A legislação brasileira estabelece que a idade mínima para doação seja  de 16 anos. Nesse caso, deverá haver uma autorização ou presença dos pais ou responsáveis.

Mulher grávida, amamentando ou que sofreu um aborto pode doar sangue?

Não.  A mulher não pode estar grávida e deve esperar 3 meses após o parto para doar sangue. Se tiver sofrido aborto, deve esperar também 3 meses.

O material usado na coleta de sangue é seguro?

Sim, todo o material usado para a coleta  de sangue é individual,  estéril e descartável.
Não há risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

Posso contrair alguma doença através da doação de sangue?

Não. Quem doa não corre risco de adquirir doenças. O material utilizado na coleta é estéril e descartável e o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo.

Posso doar sangue se estiver menstruada?

Sim. A menstruação não interfere na doação de sangue, desde que o seu fluxo seja normal e esteja sem cólicas e dores de cabeça..

Quantas vezes eu posso doar sangue?

Homens podem doar 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e mulheres 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Se eu doar o meu sangue vai engrossar ou afinar?

Nem uma coisa nem outra. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo- os sempre na mesma quantidade.

Quanto tempo demora uma transfusão?

A transfusão de uma bolsa de concentrado de hemácias, por exemplo, demora entre 1 e 3 horas para ser transfundida, dependendo da idade e condições do paciente.

O que é preciso para receber o sangue?

Se o médico indicar uma transfusão, o paciente irá receber o sangue com o compromisso de encaminhar doadores antes ou depois da transfusão. Essa solicitação visa garantir o estoque para o atendimento de todos que necessitarem.